Conheça quais são as responsabilidades das imobiliárias na locação de imóveis e saiba porque contar com elas é fundamental para locador e locatário.
Tanto para preservar o proprietário do imóvel como para o inquilino que irá ocupá-lo, é preciso conhecer as responsabilidades das imobiliárias diante de uma locação de imóveis.
De forma geral, tem o papel de garantir segurança e tranquilidade para o locador e locatário, além de atuar como intermediária entre eles.
Diante das obrigações e dos direitos mútuos, compete à imobiliária algumas responsabilidades no processo de locação de imóveis.
Continue lendo nosso post e saiba quais são elas.
O proprietário e imobiliária firmam um contrato de administração, sendo que ambas as partes são amparadas pelo Código Civil Brasileiro.
Por meio de uma procuração, ela passa a ser o representante do locador perante o locatário.
É dever do locador:
Quando falamos do imóvel estar em plenas condições de uso, consideram-se instalações elétrica e hidráulica completas, além de todos os outros itens básicos de segurança e conforto para o inquilino, que também tem seus deveres.
Da mesma forma que existem deveres por parte do proprietário, também existem para o inquilino.
Entre eles destacamos:
Diante dos deveres e direitos do locador e locatário previstos na Lei do Inquilinato, compete à imobiliária:
Uma das principais responsabilidades da imobiliária é solicitar e avaliar toda a documentação necessária para o processo de locação.
Essa avaliação comprova que ela atuou de maneira responsável para representar o dono do imóvel e garantir mais segurança na operação.
Para evitar problemas de ambas as partes, uma das incumbências das imobiliárias nesse processo é a elaboração do contrato de locação.
Porém, para se precaver de qualquer brecha na legislação e evitar problemas, é preciso contar com o apoio de uma assessoria jurídica na elaboração do mesmo.
Somente com esse apoio o contrato será redigido de tal forma que deixe bem explícitos deveres e direitos do locador e do locatário, esclarecendo que todo o processo é feito através da imobiliária.
Outra importante responsabilidade das imobiliárias na locação de imóveis é vistoriá-lo antes do inquilino entrar para assegurar que tudo se encontra em totais condições de uso.
Da mesma forma, compete a ela a vistoria na saída, para garantir ao proprietário que o imóvel esteja preservado.
Em caso de avarias, é dever da imobiliária cobrar do locatário o conserto.
Também é encargo do agente imobiliário receber os valores das locações e repassar aos proprietários dos imóveis, retirando a porcentagem acordada entre eles no contrato de administração.
É de sua competência, inclusive, realizar os procedimentos de cobranças extrajudiciais ou judiciais em caso de inadimplência por parte do locatário.
Quando o inquilino sai do imóvel, a imobiliária é responsável por consultar possíveis débitos em aberto com as despesas básicas, como água e energia elétrica.
Em caso de pendências, é seu papel exigir do inquilino o pagamento dos valores devidos.
De forma geral, o objetivo de um agente imobiliário é atuar com eficiência, zelo e transparência para atender o melhor possível e promover a satisfação do locatário e do locador.
Agora que você sabe quais sãos as responsabilidades de uma imobiliária na locação de imóveis, conte com a Boncristiano Negócios Imobiliários para administrar o seu bem ou alugar a sua casa, loja ou escritório.