Se você quer adquirir um imóvel, a boa notícia é que o mercado imobiliário continuará em alta em 2022. Confira as tendências de imóveis residenciais!
Um dos fatores mais importantes para a movimentação do mercado imobiliário é o tão buscado sonho da casa própria, já que costumamos dizer que o mercado está aquecido quando há bons volumes nas vendas de casas. A locação é também um aspecto importante para a movimentação positiva do mercado imobiliário.
Mesmo com a crise econômica que a pandemia de Covid-19 trouxe, o mercado imobiliário obteve crescimento desde 2020. Em 2021, só no primeiro bimestre, as vendas de imóveis novos aumentaram aproximadamente 46% (dado divulgado pela CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção), uma recuperação incrível se levarmos em conta os reflexos da pandemia.
As projeções são muito otimistas e o crescimento de compras e vendas de imóveis residenciais continuará sendo uma tendência para o ano de 2022. O que favorece esse crescimento do mercado imobiliário, além do sonho de se ter a casa própria, é o fato de que adquirir um imóvel é um investimento sólido, considerado por muitos brasileiros como um valor reservado que, em caso de grande crise, pode ser usado para suprir dificuldades financeiras.
Mesmo sendo um ano de eleições, um tempo marcado por algumas incertezas no mercado financeiro, especialistas falam que a tendência de crescimento continuará no mercado imobiliário residencial, principalmente no segundo semestre. O bom histórico em vencer as crises financeiras traz a esse tipo de negócio uma estabilidade.
O ano começa com desafios, como a inflação alta e taxa da Selic podendo chegar a 11,5%, segundo o Banco Central, o que pode comprometer os financiamentos de imóveis, já que elas aumentam as taxas de financiamentos e os valores de aluguéis. Porém, mesmo assim, não há lugar para pessimismo no mercado imobiliário, já que a concessão de crédito imobiliário para pessoas físicas também apresentou alta de 50% em 2021.
No segmento de imóveis residenciais, o alto padrão continuará como tendência para este ano. Imóveis com espaços mais amplos e confortáveis para toda a família, para o trabalho em home office e também com áreas de lazer, ainda serão bem procurados.
Tecnologia e sustentabilidade continuarão a ser palavras de ordem nos imóveis residenciais. Casas mais inteligentes, com reaproveitamentos de água e energias renováveis e muito verde são tendências que permanecerão por muitos anos.
O ano de 2022 promete ser um bom ano para o mercado imobiliário residencial, seguindo a tendência dos anos anteriores. Apesar de possuir características muito próprias, dependendo seu aquecimento ou desaquecimento de vários fatores e variáveis, investir na compra de um imóvel ainda continua sendo prioridade da maioria das pessoas, o que dá sustentação ao otimismo dos analistas.
Tem o sonho de adquirir sua casa própria ou comprar um imóvel como investimento? Visite o nosso site para conhecer as melhores opções de imóveis na zona norte de São Paulo!